segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PROVA BRASIL E SARESP: HAJA FÔLEGO PARA O 5º ANO!

Os alunos de 5º ano de 2011,neste mês de novembro, tiveram uma jornada dupla ao participarem de duas avaliações em larga escala: Prova Brasil, no dia 07 e Avaliações do SARESP nos dias 29 e 30.

A Prova Brasil indica o IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) e é realizada pelos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de todo o território nacional.

Já o SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento das Escolas do Estado de São Paulo) é realizado somente em nosso estado. Ele gera outro índice que mede o desempenho das escolas da rede estadual e de municípios conveniados do Estado de São Paulo.

Esses índices são apresentados à escola no mês de abril e sua matriz referencial traz as expectativas de aprendizagem onde constam as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas em nossos alunos. Com base nessas expectativas elaboramos nosso planejamento anual.

Ao longo do ano, os alunos passaram por sondagens de aprendizagem, com simulados seguindo o modelo das avaliações externas, inclusive com gabaritos para serem preenchidos. Através dessas sondagens foi possível diagnosticar o que cada aluno já sabia e o que ainda precisava aprender.

O envolvimento dos pais também é um fator fundamental para o bom desempenho dos alunos nas avaliações. Por isso realizamos reunião com as famílias em outubro, informando os índices alcançados pela escola no ano de 2010 no SARESP, explicando sua importância e como trabalhamos com os resultados. Além disso, frisamos sobre a parceria FAMÍLIA – ESCOLA que favorece o desenvolvimento integral do aluno.

Nossos alunos de 3º ano também participaram da avaliação do SARESP. E foram muito responsáveis, pois não tivemos nenhuma falta injustificada.

Agradecemos aos pais que se responsabilizaram junto aos alunos não os deixando faltar e colaborando para que estivessem presentes no horário marcado.

Também agradecemos aos professores que se empenharam em desenvolver as habilidades necessárias, trabalhando com os alunos os conteúdos a serem avaliados.

Agradecemos ainda às professoras colaboradoras que se prontificaram a trabalhar em outro período para realizar a aplicação das provas.

Quanto aos alunos dos 5º anos, sabemos que esperaram pela redação no gênero tão bem trabalhado pelas professoras Lilian e Luciane, contudo nossa escola não foi contemplada para a amostragem de redações. Entretanto, sabemos que vocês adquiriram conhecimentos suficientes para produzirem com autonomia o gênero Carta de Leitor.

A todos que se envolveram nesse processo de avaliações, o nosso sincero agradecimento!

Equipe Gestora

Nenhum comentário:

Postar um comentário