segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MARATONA DA MATEMÁTICA

Chegamos ao fim da Maratona de Matemática que, como o próprio nome sugere, se deram em três etapas com problemas para que os alunos resolvessem em duplas.
Os alunos  venceram desafios e aprenderam juntos muitos conteúdos matemáticos, e quanto a nós, coordenadoras e professoras, aprendemos muito ao observarmos como as crianças resolviam os desafios.
Essa maratona foi muito mais do que uma competição, pois o que prevaleceu foi o trabalho em dupla e a superação a cada etapa de problemas. Em uma competição "convencional" alguns de nossos alunos seriam excluídos logo no início e, com certeza, não teríamos proporcionado oportunidade para:
  • a aprendizagem através da interação de acordo com a zona de desenvolvimento proximal (Vigotsky)
  • a busca por estratégias para resolver os desafios, proporcionando autonomia e segurança, mesmo para aqueles com mais dificuldade ou com transtornos de aprendizagem
  • reflexão de nosso trabalho, que aplicamos e observamos, juntamente com a satisfação em ver como os alunos resolvem os problemas colocando em jogo o que já sabem para , muitas vezes, resolver o que ainda nem estudaram. Aliás quero ressaltar a alegria da aluna Ruth do 5º ano A, que abria um sorriso e dava pulinhos ao conseguir resolver cada um dos problemas utilizando linguagem matemática e ótimas estratégias ao lado de seu colega John. Foi contagiante e motivador para nós...
Ao observarmos as crianças resolvendo as atividades tivemos o momento de  rever nossa prática e refletirmos sobre como estamos realizando nosso trabalho. Ser professor implica olhar para cada aluno e suas possibilidades, levá-las em conta ao planejar suas aulas para que cada um possa avançar em sua aprendizagem. Dar oportunidade para que TODOS aprendam e se desenvolvam: eis nosso grande desafio.

A maratona nos mostrou que estamos no rumo certo, afinal todos os alunos tiveram oportunidade de participar até o final, e superar a si mesmo. Estamos começando a colher pequenos frutos e ainda plantando muitas sementes.
Nosso sincero agradecimento a todas as professoras que, ao longo da maratona, se tornaram nossas companheiras em sala de aula, auxiliando na aplicação, observando e fazendo intervenções pontuais. VOCÊS FIZERAM A DIFERENÇA NESSA MARATONA!

E para terminarmos nossas postagens do ano, um poema de Paulo Freire que, embora para algumas pessoas pareça utopia, um sonho impossível, vale lembrar que são os sonhos que proporcionam a construção do futuro...

Escola é

... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)
QUE EM 2012 POSSAMOS, COLETIVAMENTE,  DAR  PASSOS LARGOS E CERTOS RUMO À CONSTRUÇÃO DESSE SONHO!!!

3 comentários:

  1. Parabens pela maratona...Foi um trabalho diferenciado pela inclusao, pela flexibilidade dos idealizadores, pelo cooperativismo inserido como um dos objetivos e e claro pelo resultado final, onde todos se sentiram capazes e felizes por terem aprendido, por terem se superado e por terem ajudado na compreensao de tantos outros colegas. Nada de disputa, e muitos vencedores! Adorei o trabalho! Parabens as coordenadoras...

    ResponderExcluir
  2. Ao mestre Freire com carinho:

    Educar e isso: tornar possivel os sonhos coletivos capazes de criar um mundo melhor! E a escola e quase um santuario onde pessoas, como eu e voce, se tornam iguais em oportunidade e valor. Que 2012 nos de essa escola de presente: por sonho ou por merecimento !

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Adriana, acho que nós duas compartilhamos desse sonhos, assim como outras colegas. Às vezes alguém pode achar utopia, ideologia, mas onde é lugar de sonhar senão na escola? Quando fazemos com amor e dedicação , os frutos podem até ser poucos, mas são de qualidade, afinal eu acredito que mais vale a qualidade que a quantidade... Bjs Adriana e entremos 2012 com fé e coragem para realizar nossos sonhos!!!

    ResponderExcluir