quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

RE-ESCRITAS BEM CRIATIVAS!!!

Os alunos dos 4º anos A e C produziram no último bimestre uma nova versão para dois contos de fadas bem conhecidos: Chapeuzinho Vermelho , pelo 4º A, e Os Três Porquinhos, pelo 4º C.
Seguindo uma sequência didática elaborada em conjunto com a coordenação pedagógica, as professoras Marilena de Brito (4º A) e Elisabete F. Machado (4ºC) trabalharam durante o quarto bimestre com as narrativas citadas acima, porém em versões diferentes da original, como, por exemplo,  Chapeuzinho Amarelo, e A verdadeira história dos Três Porquinhos por Alex – o Lobo. As professoras elaboraram ainda atividades envolvendo ortografia e gramática, sempre em situações de reflexão e uso contextualizadas.
Ao ouvirem as versões bem humoradas, os alunos se repertoriaram de bons modelos de narrativas, com um vocabulário rico e conteúdo temático bem desenvolvido.
Após ouvirem as versões, os alunos produziram uma primeira versão diferente em dupla, que foi revisada seguindo critérios pré-estabelecidos e depois, a re-escrita. Num segundo momento, os alunos produziram uma outra versão, desta vez, individual. Também houve o processo de revisão e a re-escrita, sendo esta o produto final.
O avanço nas produções foi claramente observado, pois as produções ficaram bem escritas e criativas, inclusive de alunos que sempre tiveram mais dificuldade em produzir textos narrativos.  Segundo a coordenadora pedagógica Deborah Arantes: “Esta foi uma sequência didática muito produtiva que, além de ser divertida devido às versões diferentes da original que as crianças conhecem bem, colocam os alunos em contato com bons modelos de texto e lhes dá autonomia de produzirem seu texto de autoria, colocando em jogo elementos textuais a favor de sua criatividade.”
Para o próximo ano, fica desde já essa sugestão de sequência didática para os 4º anos...

2 comentários:

  1. Muito interessante essa sequEncia, e acho que nem preciso dizer o quanto gosto de trabalhar com contos, porque todos ja sabem. E gosto assim de forma criativa e com uma pitada de pimenta para diferenciar das historias convencionais sempre muito exploradas em anos anteriores. Parabens ao trabalho em equipe e pena nao terem sido postadas as reescritas dos alunos.Tenho certeza que ficaram otimas...

    ResponderExcluir
  2. Ficaram mesmo Adriana, mas o tempo foi curto para que os alunos digitassem as narrativas, ou mesmo nós digitalizarmos para postar. De qualquer forma, essa sequência foi diferenciada e os alunos gostaram bastante. Nada que não possa ser modificada e adaptada a outras séries. Beijinhos...

    ResponderExcluir